Até 2008, o Carnaval de Nazaré Paulista possuía um formato voltado mais para desfiles, contando somente com blocos como o Bate-lata, Escola de Samba Mandaqui (atual Escola de Samba Unidos de Última Hora), Unidos da Favela e outras organizações pouco numerosas. O grupo de jovens de onde surgiu a banda Os Nazarentos, tinham o hábito de viajar para o município de São Luis do Paraitinga, terra dona de uma das folias de rua mais conhecidas do estado de SP durante o carnaval.
Pouco tempo antes do carnaval de 2009, os jovens que viajavam para São Luis como foliões resolveram desistir da ida a cidade devido ao fato de Renê, vocalista da banda não poder ir motivado pela chegada de seu filho que nasceria em março daquele ano, mas poderia vir a qualquer momento enquanto ele viajava, devido à proximidade da data.
Todos, embora o motivo fosse sério, ficaram frustrados com a não ida ao carnaval de São Luis do Paraitinga, foi quando Eliton (hoje também vocalista da banda) teve a idéia de se criar um bloco para levar as ruas de Nazaré Paulista naquele ano. Com certa insegurança quanto ao sucesso do bloco que, naquela época possuía um formato mais voltado para desfiles, resolveram arriscar. Para nomear o bloco, eles resolveram fazer uma alusão a uma gíria interna que era comum onde eles trabalhavam, pois sempre que havia um motivo para a namorada de um deles ficar brava, seja com a ida ao futebol ou a um happy hour, costumavam dizer que ela iria “Empinar ou impinar a carroça”, impedindo de alguma forma a ida deles ao local. Daí surgiu o primeiro bloco carnavalesco que inauguraria este novo formato para Nazaré, o “Impina Carroça”
O grupo de jovens que contava com pessoas que, na época, formavam uma banda de rock, compôs uma marchinha para o bloco e arriscaram a saída para as ruas cantando sobre um caminhão cedido por um amigo, ato que foi muito bem recebido pelos foliões naquele ano.
Após o sucesso e a aprovação dos foliões, o grupo se empenhou na criação de novas marchinhas e blocos e resolveram fundar uma espécie de “semi-banda”, uma junção que ainda não era organizada de fato, junção esta que saiu às ruas no ano de 2010. Já em 2011, vendo a necessidade de se criar um padrão de qualidade, profissionalismo e comprometimento, a banda foi oficialmente fundada, sendo intitulada “Os Nazarentos” e contando com os doze atuais integrantes. São eles:
Vocais: Renê, Eliton, Rômulo, Amanda
Metais: Juninho, Alan, Douglas e Vladimir
Percussão: Nicoli e Vitor
Cordas: Delsinho e Dú
Com o passar do tempo, a Banda Os Nazarentos passou a simbolizar o carnaval da cidade segundo os próprios foliões de Nazaré Paulista e de outras localidades, pois a notícia que havia um novo carnaval que além de desfiles possuía blocos com marchinhas para um carnaval de rua na região levou muitos turistas a conferir e aprovar a folia de Nazaré Paulista.
Em 2014, o Carnaval de Nazaré Paulista bateu um recorde com a maior estimativa de público em carnavais em um só dia. Durante o Bloco dos Moiado a estimativa de pessoas atrás da atração girou em torno de 6000 pessoas, mais de um terço da população.
Para conhecer mais sobre a banda, curta a página oficial da Banda Os Nazarentos no Facebook e fique por dentro de todas as suas novidades
Carnaval de Nazaré Paulista: Eu vou, e você?
Por Edgar Santos e colaboração de Renê Camargo
Conheça as marchinhas que agitam o Carnaval de Nazaré Paulista
"Não tem que trabalhar muito menos estudar
Os Nazarentos
Só pular sem pressão
Aqui em Nazaré sempre tem
O melhor CARNAVAL da região.."